Passo em Frente

Passo em Frente

Comunidade / Frota, 14 aos 18 anos
NOTA PRÉVIA

Este jogo foi criado para ir ao encontro de inquietações identificadas nos elementos de um grupo (bando, patrulha, equipa, tribo, secção) e não deve ser usado sem que haja a prévia identificação destas questões na vivência do grupo. O dirigente (a equipa de animação) deve perceber se o jogo vai ao encontro de dúvidas e questões que o grupo levantou; se, pelo contrário, estes temas ainda não foram levantados pelos escuteiros, então não devem ser expostos pela equipa de animação, a despropósito. A ideia é que este jogo seja usado apenas como resposta a questões e posições já identificadas nos escuteiros.

Resumo

O jogo “Passo em Frente” é uma dinâmica especialmente criada para desenvolver habilidades de empatia, promover a união e aumentar a consciencialização sobre preconceitos e estereótipos. Pode ser adaptado de duas maneiras: numa primeira formulação, os participantes assumem personalidades fictícias e respondem de acordo com essas personalidades; na segunda formulação, os participantes jogam como eles mesmos, partilhando as suas próprias emoções e experiências. Ambas as formas visam aprofundar a compreensão mútua e estimular discussões reflexivas sobre a diversidade e os preconceitos. O jogo “Passo em Frente” é uma ferramenta eficaz para promover a empatia, a união e a consciencialização sobre preconceitos, fortalecendo os laços entre os participantes e tornando-os mais conscientes de como as suas perceções podem ser influenciadas por preconceitos. Este jogo é uma valiosa adição a programas de desenvolvimento pessoal, educação e sensibilização para a diversidade.

Duração do Jogo

1 hora

Objetivos do Jogo

Desenvolver competências ao nível do respeito pelo outro e do reconhecimento das emoções;
Promover o reconhecimento da dignidade humana como valor fundamental e fundante;
Desenvolver uma atitude de respeito e de admiração pela pessoa;
Compreender e aceitar que existem preconceitos e estereótipos enraizados em cada um de nós que é necessário contrariar e combater.

Materiais

Cartão com a identificação das identidades das personagens do jogo
Cartão com os temas de discussão.

Descrição do Jogo

Forma A – são atribuídas personagens com características definidas a cada participante, que terá de encarnar essa personagem e assumi-la no decorrer da dinâmica. As respostas deverão ser dadas de acordo com o que essa personagem sentiria e de que forma reagiria perante as situações apresentadas.
Dinâmica: todos os participantes, depois de terem recebido a sua personagem, devem alinhar-se lado a lado. Não é permitido questionar o dirigente* sobre outros detalhes das personagens, nem a devem dizer aos colegas. A cada frase lida, se o participante achar que a personagem que lhe foi atribuída se identifica com a afirmação, deve dar um passo em frente. Caso contrário, o participante permanece no mesmo sítio. No final das questões, estarão alguns jovens ainda perto da linha de partida e outros espalhados pelos diferentes níveis do percurso. No momento seguinte, deve ser feita uma reflexão conjunta, ainda sem desvendar cada personagem, sobre o porquê da consequente distribuição espacial dos jovens e sobre as condicionantes e dificuldades que cada um sentiu neste percurso. No fim da dinâmica, cada um tem oportunidade de desvendar a sua personagem e de que modo a enriqueceu (por exemplo, por que motivo assumiu que a família era pobre, ou infeliz, ou gordo, ou magro, etc.). Neste momento, será interessante verificar a diferente deslocação de elementos com a mesma personagem e perceber o que levou cada um a fazer a interpretação do seu personagem dessa forma.

Forma B – cada participante “joga” como ele próprio, considerando as suas emoções, experiências e opiniões sobre si próprio.
Dinâmica: os participantes devem colocar-se em círculo, de frente uns para os outros, de olhos fechados durante toda a dinâmica. A cada frase lida, se o participante se identificar com a mesma, deve ser dado um passo em frente e abrir os olhos, reconhecendo quem sente o mesmo que ele. De seguida, devem dar um passo atrás e fechar novamente os olhos, antes de ser lida a frase seguinte. Na segunda e última fase da dinâmica, os participantes devem assumir uma posição confortável (sentados, espalhados pela sala, etc.) para se fazer uma pequena partilha do que sentiram e perceberam com a dinâmica.

Informação para o dirigente

As dinâmicas, principalmente se se optar pela forma B, devem ser feitas em ambiente intimista e em contexto de reflexão e introspeção.
A equipa de animação pode promover a criação de outras personagens.
Sugere-se que no fim do jogo (logo depois ou mais tarde), deverá haver oportunidade para se dialogar procurando uma reflexão pedagógica que oriente o sentir dos escuteiros para este tema.

Objetivos Pedagógicos

F2.
A1; A4; A5.
C6.
E3.
I2.

*Aquando da leitura deste documento encontra-se subentendida a respetiva nomenclatura marítima e aérea.

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