Categoria sociocultural que resulta de um processo social construído a partir da diferenciação entre homens e mulheres. Isto inclui papéis e expectativas que a sociedade tem sobre comportamentos, pensamentos e características que acompanham o sexo biológico de uma pessoa. Neste âmbito, expectativas sobre a maneira como homens e mulheres se devem comportar ajudam a construir a conceção de género, e esta pode variar segundo as culturas .
Mesmo quando é utilizado para se referir ao sentido psicológico do eu pessoal, como distinto do seu sexo biológico, no entanto, o género é fundamentado ou referente ao sexo biológico. Na verdade, nem todos do mesmo sexo experimentam o seu género, ou o vivem da mesma forma. Apesar de haver uma ampla variedade de formas de ser “masculino” ou “feminino”, cada uma é fundada em referência à herança biológica da pessoa.
Incongruência de género
Em uso comum, refere-se a uma diferença sentida entre o sexo de uma pessoa e o seu género causando um sentimento de desconforto ou “incompatibilidade”. Quando este desconforto causa uma angústia tal que impede o seu funcionamento, é frequentemente usado o termo “disforia de género”.34