Um Mundo Melhor

Um Mundo Melhor

Alcateia, Expedição/Flotilha, Comunidade/Frota, Clã, 6 aos 22 anos
NOTA PRÉVIA

Este jogo foi criado para ir ao encontro de inquietações identificadas nos elementos de um grupo (bando, patrulha, equipa, tribo, secção) e não deve ser usado sem que haja a prévia identificação destas questões na vivência do grupo. O dirigente (a equipa de animação) deve perceber se o jogo vai ao encontro de dúvidas e questões que o grupo levantou; se, pelo contrário, estes temas ainda não foram levantados pelos escuteiros, então não devem ser expostos pela equipa de animação, a despropósito. A ideia é que este jogo seja usado apenas como resposta a questões e posições já identificadas nos escuteiros.

Resumo

O “Um Mundo Melhor” é um jogo de tabuleiro que propõe uma abordagem inovadora e educativa para promover a reflexão e a transformação das nossas atitudes no dia a dia. Inspirado na filosofia do fundador do movimento escutista, Baden Powell, o jogo convida os participantes a percorrer um caminho em busca de um “mundo melhor”, onde a felicidade é compartilhada, os preconceitos são desafiados, e as ações discriminatórias são substituídas por atitudes positivas. O objetivo final do jogo é alcançar esse “mundo melhor”, incentivando todos os participantes a refletir sobre a mensagem do jogo e a aplicar as lições aprendidas nas suas vidas diárias. O jogo “Um Mundo Melhor” é uma poderosa ferramenta educativa para promover a consciencialização e a transformação social, tornando-o uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.

Duração do Jogo

30 minutos (média; pode-se estender em caso de querer mais explicação)

Objetivos do Jogo

Identificar preconceitos, ações discriminatórias e maus hábitos de socialização do nosso quotidiano;
Construir e trabalhar o espírito crítico com discussão lógico-argumentativa;
Realçar o peso da consequência das nossas ações;
Evocar a missão da construção de um mundo melhor seguindo as pegadas de B.P.

Materiais

Introdução e instruções do jogo;
Tabuleiro;
2 a 8 marcadores;
1 dado;
Baralho de cartas.

Descrição do Jogo

O jogo pode ser realizado em diferentes modalidades, dado incluir as 4 secções.
Tradicionalmente, o jogo da glória é um jogo de sorte ou azar que faz os jogadores movimentarem-se no tabuleiro conforme o número que sair nos dados lançados e conforme as consequências das respectivas casas onde calham, avançando assim para a glória.
Nesta modalidade, apresentamos um baralho com um conjunto de ações realizadas por personagens fictícias. Cada uma das ações deve fazer o participante refletir sobre se a mesma é essencial para atingirmos um mundo melhor.
O objetivo do jogo é chegar ao “mundo melhor”, ou seja, o jogador ou jogadores que alcançarem o mundo melhor em primeiro lugar terão colecionado um conjunto de ações que consideraram positivas ao longo do jogo.
O jogo pode ser realizado em secção, em agrupamento ou juntando 2 ou 3 das secções presentes, respeitando o número de participantes na mesma.
No tabuleiro existem casas “normais” e casas “bónus”, que tanto podem representar um avanço como um recuo relativamente à chegada ao mundo melhor. O baralho possui também cartas “normais” e “bónus”, sendo que as cartas ditas normais não possuem numeração, podendo a qualquer momento ser baralhadas e novamente atribuídas a diferentes jogadores. As cartas bónus correspondem às casas 1, 8, 19 e 25 do tabuleiro, sendo que, durante o jogo, o jogador/equipa só pode usar a carta bónus de uma casa uma vez. Caso volte a cair numa casa bónus que já tenha usado, permanece aí até à próxima jogada.
De qualquer forma, todas as cartas contêm uma ação que deve ser discutida pelos jogadores na sua totalidade sobre se é um contributo para o mundo melhor, determinando assim se o jogador avança ou recua uma casa.
Cada jogada segue então o esquema: Lançamento de dado -> avançar para a casa -> ler a ação/bónus -> discussão para apurar se a ação contribui ou não para o mundo melhor -> avançar ou recuar 1 casa ou utilizar escada ou cobrinha (casas bónus).
As cartas apresentam uma frase para cada secção, o que se traduz nas seguintes modalidades de jogo.

Informação para o dirigente

No início de cada jogo, o dirigente* deve ler a Introdução aos participantes e a partir daí moderar todo o jogo, tendo presente, porém, que este deve ser um espaço lúdico que permita às crianças e jovens a partilha de dúvidas e opiniões diversas.
A divisão ou escolha dos participantes fica a cargo do dirigente presente, bem como o início e moderação da discussão gerada por cada carta.
As cartas devem ser lidas de maneira que, após ler uma frase, se possa perguntar: «Ter esta atitude/opinião contribui para um mundo melhor?», sendo essa a razão de estarem todas no presente e na primeira pessoa.
Sempre que existam dúvidas em relação a conceitos presentes nas cartas, apelamos à consulta dos textos apresentados em anexo.
Quando se gerar discussão sobre determinada temática deve o dirigente permitir a mesma, controlando a sua duração, que não deve exceder, idealmente, os 5 min.
Poderá dar-se que os escuteiros escolham as respostas que lhes permitam avançar no jogo e não apresentar a sua opinião. O dirigente deve estar atento a esse facto e pedir aos jogadores que joguem com a sua verdade.
Sugere-se que no fim do jogo (logo depois ou mais tarde), deverá haver oportunidade para se dialogar procurando uma reflexão pedagógica que oriente o sentir dos escuteiros para este tema.

Introdução ao Jogo: (lido por um dos participantes)
Baden Powell criou o que é hoje o maior movimento de jovens do mundo! E nós fazemos parte dele!
Deixar o mundo melhor do que o encontramos, encontrar a nossa felicidade em fazer os outros felizes, provar que muitos dos nossos impossíveis são possíveis se vivermos com alegria de espírito, foram algumas das tarefas que ele nos deixou e que hoje trabalhamos para cumprir!
Porém, o mundo tem também coisas más; há ódio, existe discriminação, e há pessoas a sofrer todos os dias com o mais variado tipo de atitudes.
Mas que atitudes são estas? Estaremos atentos a tudo o que fazemos e dizemos?
Estaremos a ter os melhores comportamentos com os nossos amigos e colegas?
Construir o mundo melhor não é uma tarefa fácil… mas é possível e deve ser por todos desejada!
Vamos lançar os dados e descobrir se temos o que é preciso para atingir este ideal!

Textos de Apoio

Glossário anexo ao novo módulo de formação
Perspetiva Cristã do Amor

Objetivos Pedagógicos

Caminheiros:
A1; A2; A4
C1; C2; C4; C6; C7; C8
E4; E5; E7; E8
I1; I2; I6; I7
S4; S5; S6

Pioneiros:
A3; A4; A5; A6; A10
C6; C7; C8, C9
E1; E2; E3; E5
I1; I2; I5; I7
S6

Exploradores:
F2; F3
A1.
C2; C3; C4; C5; C7
E3
I1; I2; I4; I5
S4; S5; S6

Lobitos:
F2; F3; F5; F6
A1; A3; A4; A5
C3; C5; C6; C7
E5; E7
I3; I17
S1; S3; S5; S6; S7

*Aquando da leitura deste documento encontra-se subentendida a respetiva nomenclatura marítima e aérea.

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