Este jogo foi criado para ir ao encontro de inquietações identificadas nos elementos de um grupo (bando, patrulha, equipa, tribo, secção) e não deve ser usado sem que haja a prévia identificação destas questões na vivência do grupo. O dirigente (a equipa de animação) deve perceber se o jogo vai ao encontro de dúvidas e questões que o grupo levantou; se, pelo contrário, estes temas ainda não foram levantados pelos escuteiros, então não devem ser expostos pela equipa de animação, a despropósito. A ideia é que este jogo seja usado apenas como resposta a questões e posições já identificadas nos escuteiros.
O jogo “Quatro Cantos” é uma atividade educativa projetada para promover a reflexão e a discussão de temas sensíveis, como sexualidade e afetividade,
conjugando-as à luz da fé. O seu objetivo principal é consciencializar os participantes sobre esses temas e incentivá-los a expressar as suas opiniões de
maneira respeitosa e num ambiente seguro. É uma ferramenta poderosa para estimular a reflexão e o diálogo construtivo entre os jovens, permitindo que explorem os seus conhecimentos, valores e opiniões num ambiente inclusivo.
Através deste jogo, os participantes podem aprender a comunicar as suas ideias com clareza, ouvir perspetivas diferentes e, ao mesmo tempo, fortalecer a sua compreensão sobre questões relacionadas à fé e sexualidade.
5 minutos em cada questão (mínimo, pode ser mais se a discussão estiver fluida).
Consciencializar os jovens acerca da sexualidade e afetividade e a sua relação com a Fé;
Assumir as suas opiniões junto do grupo e ser capaz de as defender.
Cartas/cartazes com as expressões:
“Concordo”, “Discordo”, “Concordo totalmente”, “Discordo totalmente” (em anexo)
Cartão com as frases/propostas de discussão.
O jogo pode decorrer entre quatro paredes ou numa área exterior onde se consigam demarcar 4 cantos separados, que devem ser identificados como
“Concordo”, “Discordo”, “Concordo totalmente”, “Discordo totalmente”.
Os participantes começam no centro da sala/área, o dirigente* deve apresentar um tema/questão e os participantes dirigem-se ao canto que mais se adequa à sua opinião naquele momento. Após estarem todos distribuídos, deve ser iniciado um debate de ideias.
É permitido que os participantes mudem de canto durante o debate. Não é necessário que todos os participantes falem em todas as questões, mas é
importante que todos expressem a sua opinião pelo menos num tema.
Supõe-se que a dinâmica se desenrole de forma natural e descontraída, sem pressão para os participantes assumirem esta ou aquela posição — é essencial que cada um se sinta à vontade em assumir aquilo em que acredita e, para tal, recomenda-se a realização de um pequeno quebra-gelo no início da atividade.
Este jogo não assume a possibilidade de um pioneiro ser “neutro” relativamente a um assunto. Pode ser permitido que o pioneiro fique ainda indeciso, e que espere enquanto ouve os colegas, antes de tomar uma decisão. No entanto, o dirigente deve incentivar o pioneiro a tomar uma decisão, para que possa tomar parte da discussão.
O dirigente poderá ter de interromper o debate se as ideias se tornarem repetitivas ou se não se estiver a conseguir progredir.
O dirigente deve evitar manifestar a sua opinião, para não influenciar a troca de ideias, mas deve tentar manter um papel de moderador neutro e, se sentir que tal acrescenta riqueza à discussão, apresentar pontos de debate e outros pontos de vista.
Sugere-se que no fim do jogo (logo depois ou mais tarde), deverá haver oportunidade para se dialogar procurando uma reflexão pedagógica que oriente o sentir dos escuteiros para este tema.
A1; A2; A4; A5.
C1; C6; C7.
E3; E5; E7.
I1.
S5.
*Aquando da leitura deste documento encontra-se subentendida a respetiva nomenclatura marítima e aérea.